Desde prazos de desenvolvimento mais curtos até riscos mais baixos, e contando com a possível participação de cidadãos comuns no processo de desenvolvimento de soluções para as empresas, plataformas no-code tornam muito mais fácil para as empresas criarem o software personalizado que elas precisam.
O desenvolvimento de software tradicional para grandes empresas muitas vezes tem sido uma jornada cara, demorada e repleta de riscos.
Frequentemente, empresas compram soluções genéricas que, por fim, precisam de personalizações adicionais para atender às suas necessidades, aumentando ainda mais os custos e os prazos.
No entanto, o panorama do desenvolvimento de software está mudando. Entram em cena as plataformas no-code, que aliviam muitos desses desafios.
Tradicionalmente, o desenvolvimento de software é caro, não apenas na criação, mas também na manutenção. Pode envolver uma série de passos complexos, começando com a especificação do requisito do usuário, passando pela engenharia de requisitos, arquitetura de sistema, desenvolvimento e testes, além de implantação e manutenção.
A abordagem “no-code” oferece uma alternativa mais econômica. E quando falamos em custos, isso é algo que as empresas lidam com muito cuidado e atenção.
Com as plataformas no-code, os usuários podem criar aplicativos simplesmente arrastando e soltando elementos em um ambiente visual.
Provavelmente eu e você pertencemos a uma geração acostumada com a tecnologia, com as facilidades que ela nos traz.
E pensar em um ambiente onde encontramos simplicidade para criar softwares personalizados, sem dúvida, é algo que nos fascina.
Enquanto que no desenvolvimento tradicional de software você pode precisar de uma grande equipe, com diversas pessoas especializadas em áreas específicas, como analistas de requisitos, engenheiros de software, arquitetos de sistema e testadores de software, entre outros, com as plataformas no-code não há necessidade de um grande time de desenvolvedores ou especialistas em infraestrutura.
Além disso, para empresas que preferem um toque especializado, há agências no mercado que são especializadas em plataformas no-code, garantindo um desenvolvimento mais ágil e menos custoso.
Criar softwares tradicionalmente pode levar meses, senão anos. Com plataformas no-code, esse tempo pode ser significativamente reduzido, pois o processo de “clicar e arrastar” substitui o laborioso processo de codificação.
Além disso, depurar erros torna-se mais fácil e intuitivo em um ambiente visual.
Em vez de ficar atolado com tarefas técnicas e eu diria, “mundanas” rs…, como autenticações ou autorizações, as equipes podem se concentrar mais em resolver problemas centrais do negócio.
Plataformas no-code possuem muitos componentes pré-construídos, liberando a equipe para focar em inovação e criação de valor.
O desenvolvimento tradicional pode levar a custos altíssimos, especialmente se as mudanças precisam ser feitas após o início do projeto.
Já a natureza modular e adaptável do desenvolvimento “no-code” permite testes e iterações rápidas. Se algo não está certo, é mais fácil e rápido ajustar, entende?.
As empresas muitas vezes têm vários sistemas existentes, e integrar novas soluções pode ser um desafio.
No entanto, plataformas no-code tornam essa integração mais simples, muitas vezes com plugins e serviços populares de terceiros, para você ter em mãos uma verdadeira personalização do seu software.
E em muitas dessas plataformas, se você encontrar algum limite, ainda pode contar com uma inclusão de código personalizado para resolver as demandas do software que está sendo criado.
As plataformas no-code estão revolucionando a maneira como as empresas abordam o desenvolvimento de software.
Ao oferecer uma solução mais rápida, mais econômica e mais flexível, essas plataformas “sem código” estão se tornando a opção preferida para muitas empresas que buscam modernizar suas operações e produtos, com bem menos custo e num tempo muito, muito mais curto.
Olha só esse resumo e atente para as vantagens em utilizar uma plataforma no-code para desenvolver o seu software personalizado:
Acessibilidade: torna o desenvolvimento de software acessível para cidadãos comuns, os chamados “citizen developers”.
Rapidez: a criação de software em uma plataforma no-code é mais rápida do que o desenvolvimento tradicional, já que não há necessidade de escrever código e compilar.
Adaptação: as plataformas no-code são flexíveis e facilmente personalizáveis, permitindo que os usuários criem aplicativos que atendam as especificidades dos seus negócios.
Custo: a utilização de plataformas no-code pode reduzir os custos de desenvolvimento, pois não é necessário contratar um time de programadores experientes.
Entrega rápida: as plataformas no-code permitem que as equipes entreguem aplicativos mais rapidamente, trazendo mais agilidade aos negócios.
Claro que algumas plataformas no-code possuem limites em termos de funcionalidades disponíveis, o que pode limitar a capacidade de criar aplicativos complexos ou mais customizados, mesmo com algumas plataformas permitindo a adição de código personalizado por desenvolvedores mais experientes.
Se você quer se aventurar no reino místico do desenvolvimento de software personalizado, antes de você embarcar nessa épica jornada digna de um conto de Tolkien, aqui vão algumas coisas que você precisa saber:
Defina Seu “Precioso”: Como o Gollum e seu anel, você precisa saber o que é verdadeiramente precioso para o seu projeto. Qual é a principal função do seu software? Mantenha o foco nisso, tá?
Evite a Síndrome do Dragão: Sabe quando um dragão acumula tesouros? Não faça isso com os recursos do seu software. Não adicione tudo só porque parece legal. Menos é mais, e você não quer acabar com um software inchado que faça você parecer mais um dragão preguiçoso do que um desenvolvedor ágil.
Escolha sua Comitiva: A Frodo tinha Sam. Quem será o seu? Seja seletivo sobre quem você traz para a sua equipe. Um bom desenvolvedor pode ser o diferencial entre enfrentar um troll ou passear pela Terra Média com uma brisa leve.
Plataformas No-Code são como Magos: Elas podem fazer parecer que você tem habilidades mágicas, mesmo quando você não sabe distinguir um “byte” de uma “mordida” (a não ser que essa mordida seja de um hobbit faminto) hahahahaha… hoje eu tô demais… kkk
Prepare-se para Muitos Retornos: O desenvolvimento raramente é linear. Assim como “O Retorno do Rei”, pode haver momentos em que você pensa que o software está pronto… e então surge outra cena (ou bug). Tenha paciência e persistência.
Ouça os Aldeões: Ou, neste caso, seus usuários. Eles são os habitantes da sua Terra Média digital e vão usar seu software regularmente. Se eles lhe disserem que um rio é perigoso, talvez seja importante pensar em construir uma ponte.
Não negligencie os Trolls (de Internet): Sempre haverá críticos. Mas, às vezes, eles têm pontos válidos. Outras vezes, eles só querem ver o mundo (ou seu código) pegar fogo. Saiba distinguir entre feedback construtivo e apenas… bem, trolls sendo trolls, né?
Documente Sua Jornada: Como um bom contador de histórias, mantenha registros de tudo. A documentação não é apenas para lembrar onde aquele “anão escondido” está no código, mas também é crucial para qualquer um que se junte à sua aventura no futuro.
A Segurança Primeiro: Na Terra Média, você protegeria sua aldeia com muros e arqueiros. No mundo digital, você precisa de segurança também. Dê uma atenção para isso. Não deixe os orcs (hackers) invadirem sua preciosa criação.
E Por Último, Divirta-se!: Mesmo que pareça que você está escalando a Montanha da Perdição, lembre-se de aproveitar a jornada. Afinal, você está criando algo do zero, e isso é épico! Rss…
As plataformas no-code representam uma ótima oportunidade para se tornarem sua principal ferramenta de desenvolvimento de softwares personalizados. São grandes os benefícios que essas plataformas podem trazer para você e seu negócio.
Elas vão te ajudar e muito na criação de soluções para empresas, independente do tamanho do desafio que você tenha pra enfrentar.
Fonte: https://leoandrade.net/precisa-de-um-software-personalizado-use-no-code/